20 de junho de 2012

Projeto: Cultura e a Arte da pintura rupestre


1.        Apresentação:

 Com a finalidade de apresentar o projeto: “Cultura e a arte da pintura rupestre” venho promover através do mesmo fatores que demonstrem a relação que liga a disciplina de arte e história.
Haja vista que a disciplina de história é vista como uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo e no espaço. Porém e importante frisar que a arte rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos que tem uma linguagem diferenciada, apresentando valores históricos da pré-história.
Desse modo me propus a estabelecer a relação entre História e Arte proporcionando ao aluno o poder de crítica despertando assim sua curiosidade intelectual. E importante salientar, entretanto que consequentemente o aluno vem desenvolvendo suas competências e habilidades de leitura, observação e análise de obras de artes, partindo de um conteúdo significativo. Podendo assim promover sua própria formação tornando-se um sujeito investigativo, crítico, curioso e capaz de promover suas próprias obras.
2.        Motivação: 
Em meio a tantos fatores surgiu o interesse em trabalhar o projeto “Cultura e a arte da pintura rupestre”, porém em uma análise me perguntei por que trabalhar este tema? Entretanto surgiram respostas.
O intuito partiu da vontade de resgata a cultura histórica em meio à pintura da arte rupestre, que e uma arte que convida ao expectador a examinar o projeto de psicologia que entende a mente humana, desafiando o individuo a limita-se em meio às pinturas rupestres.
E coeso afirmar que o trabalho que desenvolverei, tem a finalidade de resgatar e mostrar aos alunos, que o campo artístico nos revela valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo pré – histórico. Ao detectar um conjunto de evidências perceptíveis na obra, o intérprete da arte se esforça na tarefa de relacionar estes vestígios com alguns traços do período em que foi concebida. A partir dessa ação, a arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra.
3.Objetivo: 
Conhecer a arte rupestre, reconhecendo e valorizando a arte como objeto de cultura.
            Desenvolver habilidades e estratégias de leitura e de análise das obras da arte rupestre.
Conhecer e identificar os primeiros registros de pintura do homem e sua evolução no tempo.

4.    Público alvo:
 O público alvo desse trabalho são os alunos do 8° ano A (7ªsérie) da Escola Pública Estadual Plácido  de Castro.
 5.        Metodologia:

Meu interesse baseia-se em promover uma reflexão sobre as primeiras manifestações artísticas da humanidade: a pintura rupestre, abordando que a pintura rupestre era a maneira como os primórdios se expressavam com suas imagens feitas em cavernas, retratando seu modo de viver. Assim, procurei abordar questões com os alunos, perguntando a eles se sabem o que são pinturas rupestres; se já viram essas pinturas em livros, imagens, fotografias, filmes ou em exposições; se sabem como e com que material os homens da pré-história faziam esse tipo de arte nas paredes.

1ª etapa: Iniciar a aula conversando com os alunos sobre as primeiras manifestações artísticas da humanidade: a pintura rupestre.
2ª etapa: Apresentar uma breve explicação das pinturas primitivas.
3ª etapa: Apresentar um vídeo que mostra como as pinturas rupestres eram feitas nas pedras. Logo após a exibição do filme perguntar aos alunos:
v  Que recursos foram utilizados para fazer a pintura?
v  Que personagens fazem parte da cena?
v  Que ação é representada? Por que será que ela aconteceu?
v  Como será que foi o desfecho dessa ação?
    4ª etapa: Apresentar com a ajuda de um projetor reproduções de obras de arte rupestre aos educandos. Em seguida, propor a criação de formas, desenhos tendo como referência a própria vivência dos alunos e conhecimentos adquiridos com os fatos e conceitos apresentados. Para essa criação, os alunos devem utilizar o carvão vegetal, pois pretendo trabalhar com a grafitagem, visto que é um modo de expressão urbanizada, ou seja, ela é um reflexo modernizado da pintura rupestre. Podendo ser individual ou coletivamente. Para o desenvolvimento desta etapa, pretende-se:
ü    Solicitar aos alunos amassar o papel pardo antes de criar as formas. Com a ajuda de uma fita adesiva, colar o papel pardo na parede, tamanho grande, orientando um espaço para cada educando fazer seu trabalho. Propor significados a cada criação, dando detalhes e contar uma história vivida pelo próprio educando.
 5ª etapa: Fazer uma exposição dos trabalhos, simulando uma caverna. Esta caverna será a própria sala de aula, onde será construído o espaço para expor o trabalho dos registros dos educandos. Convidar outras turmas para conhecer a caverna, e propor uma viagem no tempo.
6ª etapa: Realizar uma avaliação com a turma envolvida no projeto, partindo do pressuposto do entendimento e da criatividade no fazer e agir de cada educando, como também, indagar sobre o que aprenderam? Que relação pode ser feita entre a arte rupestre e o grafite nas paredes dos prédios e muros na cidade nos dias de hoje? Se houve uma relação interdisciplinar nos conteúdos trabalhos? Quais disciplinas foram envolvidas? Qual aprendizagem obteve ao participar do projeto? O objetivo proposto foi alcançado?
6.        Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
Para o desenvolvimento do projeto em destaque utilizarei os seguintes materiais: data show, carvão vegetal, papel pardo, fita adesiva, imagens retirados da internet, vídeos e textos. A técnica trabalhada será o grafite, haja vista que a técnica é um reflexo modernizado da pintura rupestre.
Referências:
  1. Textos e imagens:
[Acesso em 22/04/2012]
Pode-se afirmar que as pinturas rupestres representam os primeiros textos elaborados pela humanidade.


Vídeo:
 [Acesso em 22/04/2012]
Outras referências:

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