20 de junho de 2012

Relatório de execução do projeto


E importante destacar que apliquei o meu projeto na Escola Plácido de Castro, em uma turma do E.J. A (Educação Jovens e Adultos) de 5°ao 8° ano proposto pela disciplina PIEA não foi possível aplicar o meu projeto na turma de 7°ano como eu avia mencionando na descrição do projeto, devido alguns imprevistos ocorridos como, por exemplo, a recursão do professor colaborador (a) que eu prefiro não mencionar nomes, porém fui muito bem recebida pela coordenação da escola, funcionários e alguns alunos. No entanto encontrei algumas dificuldades na excursão do meu projeto, planejei um projeto para 18 alunos, e só compareceram 10 alunos em sala de aula, mais 4 se recusaram participar das atividades e ainda uma moça se recusou ser fotografada, dai fiz apliquei meu projeto com 5 alunos em sala de aula, no mais segui a  seguinte metodologia: 1ª etapa: Iniciei a aula conversando com os alunos sobre as primeiras manifestações artísticas da humanidade: propus a eles argumentos do que era Arte Rupestre expus um texto resumidamente apresentando pintura rupestre.2ª etapa: Fiz indagações aos alunos perguntei o que eles entendiam sobre Arte Rupestre, se eles já aviam estudado antes, no entanto responderam que nunca tinha ouvido falar em Arte Rupestre, não sabiam o que significava em minhas explicações citei o período paleolítico nem esse período os discentes conheciam, eu expliquei resumidamente, citei ainda que o homem era nômade, na época do período  pré-história e nenhum dos discentes sabiam o que significava  nômade.3ª etapa: com a ajuda de um data show expus para os alunos um vídeo e um slide que explicava detalhadamente o que são as pinturas rupestres e como eram feitas, e também um vídeo que explicava o que e técnica grafite, devido a técnica a ser aplicada em meu projeto ser a grafitagem.4°etapa: após as explicações e argumentações solicitei aos alunos amassar o papel pardo antes de criar as formas. Com a ajuda de uma fita adesiva, colarmos o papel pardo na parede, tamanho grande, e em seguida eu orientei um espaço para cada educando fazer seu trabalho. 5ªetapa: Propus que cada discente fizesse um desenho com o carvão vegetal aplicando a técnica grafite, a criação devia ser baseado nas pinturas rupestres de acordo com a criatividade e concepção de cada um. 6ªetapa: fiz a entrega dos panfletos como lembrança de recordação. Um dos pontos que eu destaco negativo e que em uma sala com 18 alunos só 6 compareceram e quiseram fazer as atividades, outro ponto que eu destaco também negativo e a falta de colaboração e incentivo de outros professores colaboradores da escola, ou seja fui pedi a colaboração da outra turma do E.J.A e o professor colaborador não liberou a turma, colocou vários imprevistos afim de não liberar a turma, e isso me deixou muito triste, no mais não houve pontos negativos fui muito bem recebida pela professora colaboradora, funcionários e alunos.
Enfim fiz um bom planejamento, me preparei para aplicar um bom projeto, mais em minha concepção a escola e o professor colaborador precisam desenvolver melhores métodos de ensino e aprendizagem para os alunos, devido o ensino ainda se encontra em uma situação muito precária, no mais os alunos que permaneceram em sala de aula, foram muito acolhedores e participativos mais em minha apreciação a atividade proposta deixou muito a desejar, acredito que pela Arte Rupestre se algo novo para os alunos eles não conseguiram desenhar de acordo com o  objetivo proposto.

Anexos:


 
Link para assistir o vídeo:
Fonte de pesquisa de textos e imagens:
http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/arte-rupestre


  sleide












































































Discentes participando da atividade:








































Nenhum comentário:

Postar um comentário