E
importante destacar que apliquei o meu projeto na Escola Plácido de Castro, em
uma turma do E.J. A (Educação Jovens e Adultos) de 5°ao 8° ano proposto pela
disciplina PIEA não foi possível aplicar o meu projeto na turma de 7°ano como
eu avia mencionando na descrição do projeto, devido alguns imprevistos ocorridos
como, por exemplo, a recursão do professor colaborador (a) que eu prefiro não
mencionar nomes, porém fui muito bem recebida pela coordenação da escola,
funcionários e alguns alunos. No entanto encontrei algumas dificuldades na
excursão do meu projeto, planejei um projeto para 18 alunos, e só compareceram
10 alunos em sala de aula, mais 4 se recusaram participar das atividades e
ainda uma moça se recusou ser fotografada, dai fiz apliquei meu projeto com 5
alunos em sala de aula, no mais segui a seguinte metodologia: 1ª etapa: Iniciei a aula conversando com os alunos sobre as
primeiras manifestações artísticas da humanidade: propus a eles argumentos do
que era Arte Rupestre expus um texto resumidamente apresentando pintura
rupestre.2ª etapa: Fiz indagações
aos alunos perguntei o que eles entendiam sobre Arte Rupestre, se eles já aviam
estudado antes, no entanto responderam que nunca tinha ouvido falar em Arte
Rupestre, não sabiam o que significava em minhas explicações citei o período
paleolítico nem esse período os discentes conheciam, eu expliquei
resumidamente, citei ainda que o homem era nômade, na época do período pré-história e nenhum dos discentes sabiam o
que significava nômade.3ª etapa: com a ajuda de um data show expus
para os alunos um vídeo e um slide que explicava detalhadamente o que são as
pinturas rupestres e como eram feitas, e também um vídeo que explicava o que e
técnica grafite, devido a técnica a ser aplicada em meu projeto ser a
grafitagem.4°etapa: após as
explicações e argumentações solicitei aos alunos amassar o papel pardo antes de
criar as formas. Com a ajuda de uma fita adesiva, colarmos o papel pardo na
parede, tamanho grande, e em seguida eu orientei um espaço para cada educando
fazer seu trabalho. 5ªetapa: Propus
que cada discente fizesse um desenho com o carvão vegetal aplicando a técnica
grafite, a criação devia ser baseado nas pinturas rupestres de acordo com a
criatividade e concepção de cada um. 6ªetapa:
fiz a entrega dos panfletos como lembrança de recordação. Um dos pontos que
eu destaco negativo e que em uma sala com 18 alunos só 6 compareceram e
quiseram fazer as atividades, outro ponto que eu destaco também negativo e a
falta de colaboração e incentivo de outros professores colaboradores da escola,
ou seja fui pedi a colaboração da outra turma do E.J.A e o professor
colaborador não liberou a turma, colocou vários imprevistos afim de não liberar
a turma, e isso me deixou muito triste, no mais não houve pontos negativos fui
muito bem recebida pela professora colaboradora, funcionários e alunos.
Enfim
fiz um bom planejamento, me preparei para aplicar um bom projeto, mais em minha
concepção a escola e o professor colaborador precisam desenvolver melhores
métodos de ensino e aprendizagem para os alunos, devido o ensino ainda se
encontra em uma situação muito precária, no mais os alunos que permaneceram em
sala de aula, foram muito acolhedores e participativos mais em minha apreciação
a atividade proposta deixou muito a desejar, acredito que pela Arte Rupestre se
algo novo para os alunos eles não conseguiram desenhar de acordo com o objetivo proposto.
Anexos:
Link para assistir o
vídeo:
Fonte de pesquisa de textos
e imagens:
http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/arte-rupestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário